Programa de disciplina do curso técnico em segurança do trabalho
CENTRO TÉCNICO PROFISSIONAL DE FELIXLÂNDIA-MG.
OAP- ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL POPULAR
AV.José Mauro Gonçalves, n.° 990 – Alto Social
Tel. (38) 3753- 1605
PROGRAMA DE DISCIPLINA
CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO
LÍNGUA PORTUGUESA – PORTUGUÊS TÉCNICO
PROFESSORA: Bernadete Mônica de Lourdes Valadares
SEMESTRE: 2° ANO: 2010.
CARGA HORÁRIA
SEMANAL: 03 aulas TOTAL:60 aulas
EMENTA
Técnicas de comunicação; Técnicas de redação; Tópicos gramaticais importantes para quem precisa valer-se com eficiência da escrita no mundo do trabalho; Acentuação gráfica, Pontuação e Ortografia; Relatório de Estágio; Leitura e interpretação de Artigos Técnicos pertinentes ao Curso.
OBJETIVOS
GERAL:
Receber, elaborar e transmitir mensagens orais e escritas, construindo sua significação a partir da adequação às situações de uso.
ESPECÍFICOS:
-Selecionar e utilizar adequadamente os recursos audiovisuais e as estratégias necessárias para uma apresentação oral eficiente.
- Preparar e realizar apresentações orais em cursos, treinamentos, SIPAT.
- Utilizar métodos e técnicas de comunicação que estimulem o raciocínio, a experimentação, a cooperação e a solução de problemas.
- Aplicar recursos expressivos de diferentes linguagens, de acordo com o perfil de receptor.
- Elaborar relatórios, memorandos, comunicação de risco, ordem de serviço, etc, demonstrando domínio ortográfico, sintático e semântico, respeitando as técnicas de elaboração dos mesmos.
- Elaborar Currículo Vitae e ofício de encaminhamento do mesmo.
- Elaborar relatório de estágio pré- profissional obdecendo o padrão exigido pela U.E, as exigências da ABNT e a adequação linguística (língua padrão).
-Ler e interpretar artigos técnicos evidenciando compreensão mediante posicionamento nas discussões posteriores.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO - METODOLOGIAS
Aulas expositivas dialogadas
Atividades individuais e em grupos
Elaboração e apresentação de trabalhos e relatórios
Leituras diversificadas
Debates
Intervenção simulada
Oficinas de produção de textos
Exibição de filme e/ou vídeos.
Participação em seminários e /ou SIPAT e Mostra
Outros
RECURSOS DIDÁTICOS
Livros
Jornais
Revistas
Gravuras
Xérox de artigos técnicos
Modelos de textos técnicos
DVDs
CDs
Televisão
Computador/ internet
Data show
AVALIAÇÃO
A avaliação do período terá o valor de 100 pontos, assim distribuídos:
1° NOTA: VALOR 40 PONTOS.
2° NOTA: VALOR 30 PONTOS
3° NOTA: VALOR 3 PONTOS.
As estratégias de avaliação serão usadas de acordo com as instruções da coordenação do curso, levando em conta a eficácia das mesmas para avaliar o conteúdo em questão.
UNIDADES DE ENSINO
1- Técnicas de Comunicação
- Comunicação Humana
- Falar e escrever um aprendizado
- Falar e escrever: semelhanças e diferenças
1.1 – A comunicação oral.
- Apresentação em público
. Planejamento da Apresentação
. Execução da Apresentação : introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Técnicas didáticas de apresentação oral:
. Seminário
. planejamento do Seminário
. apresentação do Seminário
. sequência e andamento da exposição
. postura do apresentador
. uso da linguagem
. Apresentação de um Seminário em grupo
. Critérios para avaliação de um Seminário
. DDS ( preparação prévia e execução )
. Debates
. Branstorming
. Palestras
1.2 – A comunicação escrita
. Técnicas de Comunicação:Currículo Vitae, Memorando, Ordem deServiço,
Comunicação de Risco, Relatórios, Relatório de Estágio Pré- Profissional
( estrutura, referências bibliográficas, redação de textos pertinentes).
2 – Noções Gramaticais Aplicadas à Redação
- A Pontuação
- A Ortografia: uso do H, / X ou S/, /X ou CH/, /O ou U/, /E ou I /, /G ou J/, /S ou Z/, /OSO-OZO/, /ÊS ou ESA/, /EZ- EZA/, /SINHO- ZINHO/, /ISAR-IZAR/, / Ç ou S/, /SS/, / SC/, /Ç/, /CC ou CÇ/.
- Acentuação Gráfica
- Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
3 – Artigos e textos técnicos para estudo e debate:
- A PNL na prevenção de acidentes – Célia Menezes
- A Comunicação como instrumento de prevenção de acidentes – Célia Menezes
- O papel da comunicação na prevenção de acidentes de trabalho – Lilliane Villacota, Tom Jones, Nihara Pereira ( postado no Blog T)
- Comunicação de risco, controvérsia e democracia. – Wilson da Costa Bueno
- O risco da comunicação na comunicação dos riscos- Paulo Serra.
REFERÊNCIAS
1 – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP, 5 ed. São Paulo: Global, 2009.
2 – CEREJA, William R. MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português Linguagens – Ensino Médio. 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.
3 – SILVA, Laine de Andrade. Redação – qualidade na comunicação escrita. Curitiba: IBPEX,2005, 180p.
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OAP- ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL POPULAR
AV.José Mauro Gonçalves, n.° 990 – Alto Social
Tel. (38) 3753- 1605
PROGRAMA DE DISCIPLINA
CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO
LÍNGUA PORTUGUESA – PORTUGUÊS TÉCNICO
PROFESSORA: Bernadete Mônica de Lourdes Valadares
SEMESTRE: 2° ANO: 2010.
CARGA HORÁRIA
SEMANAL: 03 aulas TOTAL:60 aulas
EMENTA
Técnicas de comunicação; Técnicas de redação; Tópicos gramaticais importantes para quem precisa valer-se com eficiência da escrita no mundo do trabalho; Acentuação gráfica, Pontuação e Ortografia; Relatório de Estágio; Leitura e interpretação de Artigos Técnicos pertinentes ao Curso.
OBJETIVOS
GERAL:
Receber, elaborar e transmitir mensagens orais e escritas, construindo sua significação a partir da adequação às situações de uso.
ESPECÍFICOS:
-Selecionar e utilizar adequadamente os recursos audiovisuais e as estratégias necessárias para uma apresentação oral eficiente.
- Preparar e realizar apresentações orais em cursos, treinamentos, SIPAT.
- Utilizar métodos e técnicas de comunicação que estimulem o raciocínio, a experimentação, a cooperação e a solução de problemas.
- Aplicar recursos expressivos de diferentes linguagens, de acordo com o perfil de receptor.
- Elaborar relatórios, memorandos, comunicação de risco, ordem de serviço, etc, demonstrando domínio ortográfico, sintático e semântico, respeitando as técnicas de elaboração dos mesmos.
- Elaborar Currículo Vitae e ofício de encaminhamento do mesmo.
- Elaborar relatório de estágio pré- profissional obdecendo o padrão exigido pela U.E, as exigências da ABNT e a adequação linguística (língua padrão).
-Ler e interpretar artigos técnicos evidenciando compreensão mediante posicionamento nas discussões posteriores.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO - METODOLOGIAS
Aulas expositivas dialogadas
Atividades individuais e em grupos
Elaboração e apresentação de trabalhos e relatórios
Leituras diversificadas
Debates
Intervenção simulada
Oficinas de produção de textos
Exibição de filme e/ou vídeos.
Participação em seminários e /ou SIPAT e Mostra
Outros
RECURSOS DIDÁTICOS
Livros
Jornais
Revistas
Gravuras
Xérox de artigos técnicos
Modelos de textos técnicos
DVDs
CDs
Televisão
Computador/ internet
Data show
AVALIAÇÃO
A avaliação do período terá o valor de 100 pontos, assim distribuídos:
1° NOTA: VALOR 40 PONTOS.
2° NOTA: VALOR 30 PONTOS
3° NOTA: VALOR 3 PONTOS.
As estratégias de avaliação serão usadas de acordo com as instruções da coordenação do curso, levando em conta a eficácia das mesmas para avaliar o conteúdo em questão.
UNIDADES DE ENSINO
1- Técnicas de Comunicação
- Comunicação Humana
- Falar e escrever um aprendizado
- Falar e escrever: semelhanças e diferenças
1.1 – A comunicação oral.
- Apresentação em público
. Planejamento da Apresentação
. Execução da Apresentação : introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Técnicas didáticas de apresentação oral:
. Seminário
. planejamento do Seminário
. apresentação do Seminário
. sequência e andamento da exposição
. postura do apresentador
. uso da linguagem
. Apresentação de um Seminário em grupo
. Critérios para avaliação de um Seminário
. DDS ( preparação prévia e execução )
. Debates
. Branstorming
. Palestras
1.2 – A comunicação escrita
. Técnicas de Comunicação:Currículo Vitae, Memorando, Ordem deServiço,
Comunicação de Risco, Relatórios, Relatório de Estágio Pré- Profissional
( estrutura, referências bibliográficas, redação de textos pertinentes).
2 – Noções Gramaticais Aplicadas à Redação
- A Pontuação
- A Ortografia: uso do H, / X ou S/, /X ou CH/, /O ou U/, /E ou I /, /G ou J/, /S ou Z/, /OSO-OZO/, /ÊS ou ESA/, /EZ- EZA/, /SINHO- ZINHO/, /ISAR-IZAR/, / Ç ou S/, /SS/, / SC/, /Ç/, /CC ou CÇ/.
- Acentuação Gráfica
- Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
3 – Artigos e textos técnicos para estudo e debate:
- A PNL na prevenção de acidentes – Célia Menezes
- A Comunicação como instrumento de prevenção de acidentes – Célia Menezes
- O papel da comunicação na prevenção de acidentes de trabalho – Lilliane Villacota, Tom Jones, Nihara Pereira ( postado no Blog T)
- Comunicação de risco, controvérsia e democracia. – Wilson da Costa Bueno
- O risco da comunicação na comunicação dos riscos- Paulo Serra.
REFERÊNCIAS
1 – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP, 5 ed. São Paulo: Global, 2009.
2 – CEREJA, William R. MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português Linguagens – Ensino Médio. 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.
3 – SILVA, Laine de Andrade. Redação – qualidade na comunicação escrita. Curitiba: IBPEX,2005, 180p.
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Sucesso para você e seus alunos.
ResponderExcluirAbraços,
Cida.
Olá, Colega!
ResponderExcluirAssumi este ano aulas no Curso Técnico em Segurança no Trabalho e tenho me angustiado muito com o programa que elaboraram. Vendo seu plano abriu novos horizontes para trabalhar a disciplina. Parabéns!
Sempre lecionei para o curso técnico de enfermagem, mas esse semestre me deram uma turma de técnico em segurança do trabalho e não sabia por onde começar. Lendo seu post aquietei a minha alma. Obrigada!
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