domingo, 8 de agosto de 2010

Programa de disciplina do curso técnico em segurança do trabalho

CENTRO TÉCNICO PROFISSIONAL DE FELIXLÂNDIA-MG.
OAP- ORGANIZAÇÃO ASSISTENCIAL POPULAR
AV.José Mauro Gonçalves, n.° 990 – Alto Social
Tel. (38) 3753- 1605

PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO
LÍNGUA PORTUGUESA – PORTUGUÊS TÉCNICO
PROFESSORA: Bernadete Mônica de Lourdes Valadares

SEMESTRE: 2° ANO: 2010.

CARGA HORÁRIA

SEMANAL: 03 aulas TOTAL:60 aulas

EMENTA

Técnicas de comunicação; Técnicas de redação; Tópicos gramaticais importantes para quem precisa valer-se com eficiência da escrita no mundo do trabalho; Acentuação gráfica, Pontuação e Ortografia; Relatório de Estágio; Leitura e interpretação de Artigos Técnicos pertinentes ao Curso.


OBJETIVOS

GERAL:
Receber, elaborar e transmitir mensagens orais e escritas, construindo sua significação a partir da adequação às situações de uso.

ESPECÍFICOS:
-Selecionar e utilizar adequadamente os recursos audiovisuais e as estratégias necessárias para uma apresentação oral eficiente.
- Preparar e realizar apresentações orais em cursos, treinamentos, SIPAT.
- Utilizar métodos e técnicas de comunicação que estimulem o raciocínio, a experimentação, a cooperação e a solução de problemas.
- Aplicar recursos expressivos de diferentes linguagens, de acordo com o perfil de receptor.
- Elaborar relatórios, memorandos, comunicação de risco, ordem de serviço, etc, demonstrando domínio ortográfico, sintático e semântico, respeitando as técnicas de elaboração dos mesmos.
- Elaborar Currículo Vitae e ofício de encaminhamento do mesmo.
- Elaborar relatório de estágio pré- profissional obdecendo o padrão exigido pela U.E, as exigências da ABNT e a adequação linguística (língua padrão).
-Ler e interpretar artigos técnicos evidenciando compreensão mediante posicionamento nas discussões posteriores.

PROCEDIMENTOS DE ENSINO - METODOLOGIAS

Aulas expositivas dialogadas
Atividades individuais e em grupos
Elaboração e apresentação de trabalhos e relatórios
Leituras diversificadas
Debates
Intervenção simulada
Oficinas de produção de textos
Exibição de filme e/ou vídeos.
Participação em seminários e /ou SIPAT e Mostra
Outros


RECURSOS DIDÁTICOS
Livros
Jornais
Revistas
Gravuras
Xérox de artigos técnicos
Modelos de textos técnicos
DVDs
CDs
Televisão
Computador/ internet
Data show

AVALIAÇÃO
A avaliação do período terá o valor de 100 pontos, assim distribuídos:
1° NOTA: VALOR 40 PONTOS.
2° NOTA: VALOR 30 PONTOS
3° NOTA: VALOR 3 PONTOS.
As estratégias de avaliação serão usadas de acordo com as instruções da coordenação do curso, levando em conta a eficácia das mesmas para avaliar o conteúdo em questão.

UNIDADES DE ENSINO

1- Técnicas de Comunicação
- Comunicação Humana
- Falar e escrever um aprendizado
- Falar e escrever: semelhanças e diferenças

1.1 – A comunicação oral.
- Apresentação em público
. Planejamento da Apresentação
. Execução da Apresentação : introdução, desenvolvimento e conclusão.

- Técnicas didáticas de apresentação oral:

. Seminário
. planejamento do Seminário
. apresentação do Seminário
. sequência e andamento da exposição
. postura do apresentador
. uso da linguagem

. Apresentação de um Seminário em grupo
. Critérios para avaliação de um Seminário

. DDS ( preparação prévia e execução )

. Debates

. Branstorming

. Palestras

1.2 – A comunicação escrita
. Técnicas de Comunicação:Currículo Vitae, Memorando, Ordem deServiço,
Comunicação de Risco, Relatórios, Relatório de Estágio Pré- Profissional
( estrutura, referências bibliográficas, redação de textos pertinentes).

2 – Noções Gramaticais Aplicadas à Redação
- A Pontuação
- A Ortografia: uso do H, / X ou S/, /X ou CH/, /O ou U/, /E ou I /, /G ou J/, /S ou Z/, /OSO-OZO/, /ÊS ou ESA/, /EZ- EZA/, /SINHO- ZINHO/, /ISAR-IZAR/, / Ç ou S/, /SS/, / SC/, /Ç/, /CC ou CÇ/.

- Acentuação Gráfica
- Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

3 – Artigos e textos técnicos para estudo e debate:
- A PNL na prevenção de acidentes – Célia Menezes
- A Comunicação como instrumento de prevenção de acidentes – Célia Menezes
- O papel da comunicação na prevenção de acidentes de trabalho – Lilliane Villacota, Tom Jones, Nihara Pereira ( postado no Blog T)
- Comunicação de risco, controvérsia e democracia. – Wilson da Costa Bueno
- O risco da comunicação na comunicação dos riscos- Paulo Serra.





REFERÊNCIAS


1 – ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP, 5 ed. São Paulo: Global, 2009.

2 – CEREJA, William R. MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português Linguagens – Ensino Médio. 5 ed. São Paulo: Atual, 2005.

3 – SILVA, Laine de Andrade. Redação – qualidade na comunicação escrita. Curitiba: IBPEX,2005, 180p.



,

2 comentários:

  1. Sucesso para você e seus alunos.
    Abraços,
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Colega!
    Assumi este ano aulas no Curso Técnico em Segurança no Trabalho e tenho me angustiado muito com o programa que elaboraram. Vendo seu plano abriu novos horizontes para trabalhar a disciplina. Parabéns!

    ResponderExcluir